
Já vimos como fazer para nos orientarmos, vamos agora ver como podemos nos localizar em um ponto qualquer da terra.
Suponhamos que você esteja perdido no mar, que é o lugar mais fácil para nos perdermos, pois, o mar não tem ponto de referência.
Como fazer, então, para encontrar este ponto de referência?
Para termos este ponto de referência os geógrafos (os estudiosos da superfície da Terra) dividiram a Terra com linhas imaginárias (são linhas imaginárias porque não existem na superfície da Terra, só existem no papel e na ideia).
Estas linhas imaginárias cortam a Terra nos sentidos horizontal e vertical; as linhas que cortam no sentido horizontal são chamadas PARALELOS e as linhas que cortam no sentido vertical são chamadas MERIDIANOS.

Veja na figura seguinte a Terra dividida em paralelos e meridianos

Paralelos
A figura da esquerda mostra as linhas chamadas paralelos. Elas são em número de 90, mas há cinco linhas paralelas principais, a linha do equador, que divide a terra ao meio, a linha do trópico de Câncer, acima da linha do equador e a linha do Círculo Polar Ártico, acima da linha do trópico de Câncer.
Abaixo da linha do equador temos a linha do trópico de Capricórnio e a linha do Círculo Polar Antártico.
Observe que os paralelos não têm o mesmo tamanho, porque eles acompanham o formato da Terra, ela é redonda, portanto conforme se aproximam do eixo o tamanho diminui.

Meridianos
A figura da direita mostra as linhas chamadas de meridianos. Elas são em número de 180, mas como a terra é redonda elas continuam do lado oposto, portanto há mais 180 linhas que são os antemeridianos. Isto perfaz um número de 360 linhas.
Existe um meridiano que é o principal, onde começa a contagem dos meridianos, é o meridiano de Greenwich e seu antimeridiano.
Observe que os meridianos têm o mesmo tamanho, porque eles dão a volta à terra, passando pelos dois polos.
Desta forma o meridiano que vai de um polo ao outro continua na parte oposta da Terra e é o antimeridiano.

Numeração dos paralelos
Os paralelos oficiais são em número de noventa para cada hemisfério e cada um corresponde a 1 grau.
Eles são numerados de 0 a 90 graus.
O paralelo que divide a terra no sentido horizontal é a linha do equador.
O paralelo de número 0 fica na linha do Equador.
Como o equador divide a terra em duas metades, que são os hemisférios, a parte que fica acima do equador é o hemisfério Norte e a que fica abaixo é o hemisfério Sul.
Os paralelos acima do Equador vão de 0 a 90 graus Norte, e os paralelos traçados abaixo do Equador vão de 0 a 90 graus Sul.
Na figura abaixo você pode ver a numeração dos paralelos acima e abaixo da linha do Equador.

Numeração dos meridianos
Os meridianos oficiais são em número de cento e oitenta e cada um corresponde a 1 grau.
Eles são numerados de 0 a 180 graus.
O meridiano que divide a terra no sentido vertical é o meridiano de Greenwich, que é o meridiano 0.
Como o meridiano de Greenwich divide a terra, verticalmente, em duas metades, que são os hemisférios, a parte que fica à sua direita é o hemisfério Leste e a que fica à esquerda é o hemisfério Oeste.
O meridiano de Greenwich é o meridiano 0.
A partir do meridiano de Greenwich, que é o meridiano 0, tem 90 meridianos à direita e 90 meridianos à esquerda, que perfazem 180 meridianos.
Como os meridianos dão a volta à terra, eles formam os meridianos e os antimeridianos, que são em número de 360.

Já vimos como são os paralelos e meridianos, vamos ver agora como são usados para encontrar a localização de um ponto na terra.
Os paralelos e os meridianos têm companheiros, são a latitude e a longitude.
A latitude é companheira do paralelo e a longitude é companheira do meridiano, portanto a latitude dá nome ao paralelo e a longitude dá nome ao meridiano.
A latitude e a longitude são chamadas coordenadas geográficas, então coordenada geográfica é o nome da localização do paralelo e do meridiano.
Latitude
A latitude de um lugar é determinada pelos paralelos, que são as coordenadas geográficas que dão a localização de um ponto ao norte ou ao sul do Equador.
A medida inicial é a linha do Equador, , referida como 0o e cada paralelo que se distancia da linha do Equador aumenta a medida 1 grau, porque cada paralelo mede 1 grau.
Estas medidas dão a posição da latitude.
Se a localização for acima do equador a referência será Norte (N), e se for abaixo, a referência será Sul (S).
Na figura abaixo temos as medidas em graus, dos paralelos, que é a latitude.

Longitude
A longitude de um lugar é determinada pelos meridianos, que são as coordenadas geográficas que dão a localização de um ponto à leste ou oeste do meridiano de Greenwchi.
A medida inicial é o meridiano de Greenwich, referida como 0o e cada meridiano que se distancia de outro meridiano aumenta a medida 1 grau, porque cada meridiano mede um grau.
Estas medidas dão a posição da longitude.
Se a localização for à direita do meridiano de Greenwich a referência será leste (L), e se for à esquerda, a referência será oeste (O).
Na figura abaixo temos as medidas, em graus, dos meridianos.

Para entender melhor vamos ver a imagem abaixo.

Como localizar um determinado ponto da Terra
A medida dos paralelos e dos meridianos é em grau, que é divido em minuto e segundo.
Quando o ponto de referência estiver nas linhas é fácil, é só dizer o número do paralelo e do meridiano seguido do símbolo do grau, que é °.

Na figura acima temos três pontos de referência que podemos ler da seguinte forma:
No ponto do hemisfério norte/oeste leremos: 30° N, 90° O, porque o ponto está no paralelo 30 do hemisfério norte e no meridiano 90 do hemisfério oeste.
No ponto do hemisfério sul/oeste leremos: 30° S, 90° O, porque o ponto está no paralelo 30 do hemisfério sul e no meridiano 90 do hemisfério oeste.
No ponto do hemisfério sul/leste leremos: 30° S, 60° L, porque o ponto está no paralelo 30 do hemisfério sul e no meridiano 60 do hemisfério leste. Porém se o ponto procurado estiver entre as linhas a medida será dada em grau, minuto e segundo.

Na figura acima nós temos o ponto 2, próximo do paralelo 45, no hemisfério sul e do meridiano 180, no hemisfério oeste.
Como o ponto não está no cruzamento do paralelo com o meridiano, ele vai tomar o número do paralelo e do meridiano mais próximos. Este número será dado em grau.
Calcula-se a distância entre o ponto e o paralelo e teremos o número da localização que será dado em graus, minutos e segundos.
Então as coordenadas geográficas do ponto 2 são: 45°20’45”S, 90°35’58”O (aproximados).
Para calcularmos um ponto no mapa que não esteja sobre as linhas é necessário fazer a medida, com uma régua, das distâncias das quadrículas. Temos, abaixo a explicação de como fazê-lo.


Com estas medições e cálculos chegamos ao seguinte resultado:
Latitude: 13° 29’ 52’’ S
Longitude: 64° 36’ 55’’ O
As coordenadas geográficas são importantes para organizar o horário no mundo, pois cada coordenada corresponde a uma hora.
Coordenadas geográficas de Brasília
No mapa a seguir temos a localização de Brasília.
O paralelo que passa por ela tem a medida de 15 graus e como este paralelo está ao sul do equador a latitude é Sul.
O meridiano que passa por ela tem a medida de 47 graus e como ele está à oeste do meridiano de Greenwich a longitude é Oeste.
Mas Brasília não está localizada exatamente nos paralelos e meridianos de referência, ela está entre eles, portanto a posição será em graus, minutos e segundos.
A posição de Brasília é: 15⁰ 46’ 48’’S e 47⁰ 55’45″O.

