Eclipses, sombra sobre a luz

Eclipse anelar do Sol

Eclipses

Embora os astros estejam soltos no espaço, eles nunca se encontram, têm um trânsito melhor que o da Terra. Eles nunca se encontram, mas se alinham e quando se alinham fazem um eclipse.

Alinhamento do Sol, Terra e Lua

Quando isto acontece dizemos que há um eclipse porque o astro que está em frente ao Sol faz sombra no outro.

Para entender bem isto é preciso entender o que é sombra.

Sombra é a falta de luz.

Qualquer corpo que é iluminado pelo Sol produz uma sombra no espaço, porque o corpo corta a direção dos raios solares.

Se este corpo estiver sobre a Terra ela projetará a sombra sobre o solo, como vemos na figura a seguir, a sombra da árvore sobre o solo.

Entre os astros acontece a mesma coisa, se um astro estiver entre o Sol e outro astro, o que estiver entre os dois projetará sombra sobre o outro, porque cortará a luz projetada pelo Sol.

Esta sombra terá dois campos, a umbra e a penumbra, como vemos na figura a seguir.

Umbra e penumbra

A sombra tem dois campos, a umbra que é a sombra total e a penumbra que é uma sombra mais fraca, na qual você vê alguma coisa.

Se você estivesse em uma nave espacial na região da umbra, não veria nenhuma luz, mas se estivesse na região da penumbra veria alguma claridade, a escuridão não seria total.

Conclusão: quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, o astro que está no meio faz sombra sobre o outro.

Isto é um eclipse.

Como acontece um eclipse

Os eclipses podem ocorrer de duas formas, quando a Lua fica entre o Sol e a Terra ou quando a Terra fica entre o Sol e a Lua.

Quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra temos um eclipse do Sol.

Quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua temos um eclipse da Lua.

Diagrama de eclipses solar e lunar

Eclipses do Sol

Há dois tipos de eclipses do Sol, o eclipse total e o eclipse parcial.

Eclipse total do Sol

O eclipse total do Sol acontece quando a Lua se interpõe diretamente entre o Sol e a Terra, ficando absolutamente alinhados.

Estes eclipses são raríssimos, e quando acontecem a Terra fica em total escuridão, pois a Lua está tão alinhada com o Sol que os raios solares não atingem a Terra, a sombra projetada pela Lua atinge a Terra na umbra e na penumbra.

O eclipse total do Sol só ocorre na lua cheia ou na lua nova e ele é visto apenas em uma parte do planeta, não em todo o planeta. A faixa da superfície da Terra coberta pela sombra da Lua em um fenômeno como este nunca tem largura acima de 270 km.

Observe, na figura abaixo, que o Sol, a Lua e a Terra estão no mesmo alinhamento, portanto a sombra da Lua atinge a umbra e a penumbra.

Diagrama de um eclipse total do Sol

Be careful!

Cuidado!

Se tiver a oportunidade de assistir a um eclipse do Sol, não olhe, jamais, para o Sol sem proteção adequada, por causa da radiação ultravioleta, que fica mais intensa durante um eclipse.

O maior perigo é quando está mais escuro, no momento do eclipse total, porque a falta de luz faz com que a pupila se dilate deixando passar mais luz. É quando a coroa solar se torna visível, como na foto acima, com um brilho repentino que causa danos irreversíveis à retina.

Truques como óculos escuros, negativo de filme, Cds e outros, podem ajudar, mas não protegem totalmente.

A seguir foto de um eclipse total.

Foto de um eclipse total do Sol

Eclipse anelar do Sol

O eclipse anelar só pode acontecer em um eclipse total do Sol e quando a Lua estiver no apogeu (lembra o que é apogeu? Se não lembra volte ao capítulo da Lua).

Ele é assim chamado porque tem um anel de luminosidade ao redor da Lua, como podemos ver na figura a seguir.

Isto acontece porque o vértice do cone de sombra da Lua não está atingindo a superfície da Terra, como podemos ver na figura a seguir. A sombra da Lua não chega na Terra, faz um anel de luz ao redor dela.

Observe que a ponta do cone da umbra não chega até na Terra.

O eclipse anelar também pode acontecer no eclipse total da Lua.

Diagrama de um eclipse anelar do Sol
Foto de eclipse anelar do Sol

Eclipse parcial do Sol

O eclipse parcial acontece quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra, mas não diretamente. Ela fica do ladinho.

Como esta posição da Lua é mais fácil de acontecer do que a posição em linha reta com o Sol e a Terra, os eclipses parciais são mais comuns.

Observe, na figura abaixo, que o Sol, a Lua e a Terra estão na mesma direção, mas não estão no mesmo alinhamento.

Observe que a Lua intercepta a luz do Sol e faz sombra na direção da Terra, mas o cone da umbra não atinge a Terra, só a penumbra é que escurece uma parte dela.

Diagrama de eclipse parcial do Sol
Foto de eclipse parcial do Sol

Eclipses da Lua

O eclipse da Lua acontece quando a Terra fica entre ela e o Sol.

Como nos eclipses do Sol, também há dois tipos de eclipses da Lua, eclipse total e eclipse parcial.

Eclipse total da Lua

O eclipse total acontece quando a Terra se interpõe diretamente entre o Sol e a Lua, os três ficando absolutamente alinhados.

Observe, na figura abaixo, que a Terra está tão alinhada com o Sol e a Lua que os raios solares não atingem a Lua, a sombra projetada pela Terra atinge a Lua no centro do cone da umbra.

Diagrama de eclipse total da Lua

No eclipse total a Lua é coberta por um círculo vermelho e não preto como seria de supor-se, pois a Lua está na umbra, onde não há luz (foto abaixo).

Isto acontece porque a luz do Sol é composta de todas as cores e a cor vermelha tem a característica de atravessar dentro do cone da umbra e atingir a Lua.

Foto de eclipse total daLua

Eclipse parcial da Lua

No eclipse parcial o alinhamento Sol, Terra, Lua não é direto, a Lua está do ladinho, portanto apenas uma parte da Lua estará na sombra da Terra, será atingida apenas pelo cone da penumbra.

Observe, na figura abaixo, o gráfico de um eclipse parcial da Lua.

Diagrama de eclipse parcial da Lua
Foto de eclipse parcial da Lua