
Se esta pergunta fosse feita antes da chegada dos modernos meios de transporte e comunicação, haveria tantas respostas quantas fossem as partes da Terra.
Por exemplo, se você fizesse esta pergunta em Londres, um londrino responderia: “são 5 horas”. Mas se a pergunta, nesta mesma hora, fosse feita a um brasileiro ele responderia 9 horas, pois esta seria a hora do local onde o brasileiro está, definida pela posição do Sol.
O desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação e da tecnologia, criou a necessidade de estabelecer um sistema de horário único.
Para isto seria necessário um ponto de referência, a partir do qual seriam calculadas as horas nos outros lugares.
O ponto de referência escolhido foi o meridiano de Greenwich, que tem este nome porque passa na cidade de Greenwich, na Inglaterra, onde fica o Royal Greenwich Observatory (Observatório Real de Greenwich).
A partir deste meridiano as horas que estiverem à sua direita serão contadas como horas positivas e as horas que estiverem à sua esquerda serão contadas como horas negativas.
Não se preocupem, vocês vão entender isso logo ali na frente.
Por enquanto estávamos falando de meridianos, mas agora que vamos falar de horário, vamos conhecer um novo personagem, o fuso horário.
Mas quem é ele? É a distância entre um meridiano e outro e corresponde a um dia.
Preste atenção, o meridiano é a linha imaginária, o fuso horário é a distância da linha imaginária à próxima.
Já sabemos que um meridiano mede 1°, porque são 360 meridianos.
O fuso horário, que é a distância entre um meridiano e outro, corresponde a uma hora.
Como vamos fazer para saber quanto mede um fuso horário, que é a distância de um meridiano a outro?
Se dividirmos 360 graus por 24 horas, teremos 15, que é a medida de um fuso horário, 15°.
É importante salientar que nem sempre os fusos se limitam às faixas de 15°. Alguns países podem adotar o seu fuso horário de acordo com as próprias normas políticas, podendo aumentar ou diminuir essa área de abrangência. É por isso que, na prática, as linhas dos fusos horários não são retas e uniformes, conforme demonstra a imagem abaixo.

Existem 12 fusos horários antes do meridiano de Greenwich e 12 depois.
Como vemos no mapa, os fusos horários que estão antes do meridiano de Greenwich representam números positivos, as horas são contadas a mais e os que estão depois do meridiano são números negativos, as horas são contadas a menos.
Preste atenção nisso, porque você vai usar muito na sua vida.
Cada meridiano depois de Greenwich, seria uma hora a menos, cada meridiano antes seria uma hora a mais.
Bem, já entendemos o que são fusos horários e quanto medem. Agora vamos ver como funciona o mecanismo de contagem das horas.
Não custa lembrar que o meridiano de Greenwich, que passa sobre o antigo Observatório Real de Greenwich, a leste de Londres, é considerado o meridiano de referência, cuja longitude é de 0º. É a partir dele que se calcula o horário dos outros locais do planeta – os países que estão a oeste de Greenwich, como o Brasil, estão “atrasados” em relação ao horário daqueles que estão a leste.
Suponhamos que o Sol esteja sobre o meridiano de Greenwich iluminando o fuso horário do seu lado esquerdo (cor amarela na figura a seguir).
Como o Sol nasce no Leste, em seu caminho aparente, ele já teria “passado” sobre os fusos horários que estão à esquerda do meridiano de Greenwich (cor vermelha na figura).
Continuando seu caminho aparente, o Sol irá “passar” pelos fusos horários que estão à direita do meridiano de Greenwich (cores azuis).

Estando a Terra dividida em fusos horários fica fácil saber que horas são em qualquer local, basta olhar em um planisfério e ver em que fuso horário está o local procurado.

Veja no mapa acima a linha azul que marca o meridiano de Greenwich com marco 0.
A partir dele serão contadas as horas, à esquerda e à direita deste meridiano.
As horas à esquerda seriam contadas com fusos horários a menos (-) e as horas à direita seriam contadas com fusos horários a mais(+).

Assim, quando for meio dia na Inglaterra serão 3 horas da tarde no Iraque, pois já faz três horas que o Sol “passou” naquele ponto e são 9 horas da manhã no Brasil, porque o Sol ainda não “passou” por lá, só vai “passar” daí a três horas.

Há um ponto, na Terra, onde o dia amanhece primeiro, é onde a data muda e por isso é chamada Linha Internacional de Data. Esta linha passa pelas ilhas Fidji, (mapa abaixo), que é o primeiro local da Terra a receber os raios solares, todos os dias. Quando neste ponto é dia 3, no resto do mundo ainda é dia 2.

A Linha Internacional de Data fica 12 fusos horários a leste do Meridiano de Greenwich, portanto fica no seu antimeridiano.
Observe na imagem abaixo que a Linha Internacional de Data começa no Meridiano de Greenwich e dá a volta no polo, terminando no seu antimeridiano.
Observe, também que no antimeridiano a linha não é reta. Isto acontece porque a linha marca os pontos onde o dia muda de data, então seria interessante que a linha não passasse sobre terras.

É nesta linha que o dia muda de data, quando é 1 de janeiro nas Ilhas Fidji, ainda é 31 de dezembro no resto do mundo.
Quando as Ilhas Fidji já estavam no Terceiro Milênio, o resto do mundo ainda estava no Segundo Milênio.

Siglas dos fusos horários
GMT = Greenwich Mean Time = Tempo Médio de Greenwich.
Refere-se à hora em Greenwich, cidade onde ficou definido por convenção ser a base para cálculo internacional de horário.
ST = Standard Time = Tempo Padrão.
É o Tempo Padrão, a hora oficial em cada fuso horário.
DST = Daylight Saving Time ou Summer Time = Horário de verão.
É a alteração do horário de uma região, designado apenas durante uma parte do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso horário oficial local.
UTC = Universal Time Zone = Horário Universal.
É o tempo civil. Os fusos horário são relativos a ele.
UT = Universal Time = Tempo Universal.
É usado em astronomia, tem por base a rotação da Terra.
IAT = International Atomic = Tempo Atômico Internacional.
Sua base são os relógio atômicos.
A.M./P.M. = Ante Meridian/Post Meridian (do latim) = Antes do meio dia/Após o meio dia.
São usados por povos que consideram um ciclo de 12 horas.
8 a.m. quer dizer 8 horas da manhã.
4 p.m. quer dizer 16 horas ou 4 horas da tarde.
Países antípodas
Há países que tem a mesma hora do Brasil de dia, só que à noite.
São o Japão, a Coréia do Sul, a Indonésia e o Timor Leste.
Quando é meio dia no Brasil é meia noite no Japão, na Coreia do Sul, na Indonésia e no Timor Lese, porque eles estão na mesma posição do Brasil, no hemisfério leste.
Estes países são chamados antípodas e todos os países do mundo têm seu antípoda.
Sobre a Terra, apenas 4% da superfície possui pontos antipodais situados ambos em terras emersas. Em 46% dos casos, ambos os pontos antipodais são situados nos oceanos, e os restantes 50% são mistos.
Horário no mundo
As horas são contadas de 1 a 12, como vemos no relógio, mas como o dia tem 24 horas, como expressar se é a hora do dia ou da noite?
Há três maneiras:
1 – Contando de 1 a 12 e colocando a.m. para o período da manhã e p.m. para o período da tarde. 1 a.m. se refere a 1 hora da manhã. 1 p.m. se refere a 1 hora da tarde.
2 – Contando de 1 a 12 colocando a referência manhã ou tarde após o número: 2 horas da manhã ou 2 horas da tarde. Está é a maneira informal de dizer as horas no Brasil.
3 – Contando de 1 a 24: 5 para 5 horas da manhã e 17 para 5 horas da tarde.
Esta é a maneira formal de dizer as horas no Brasil.
Horário no mundo em relação ao Brasil
Na relação abaixo temos as diferenças de fusos horários entre o Brasil e o resto do mundo, com as respectivas capitais, descritas com (+) para horas a mais ou (-) para horas a menos.
+3
Cabo Verde – Praia = Costa do Marfim – Abdjã = Gana – Acra = Guiné Bissau – Bissau = Marocos – Rabat = Senegal – Dacar.
Então quando for meio dia no Brasil, serão 3 horas da tarde nestes países.
+4
Argélia – Argel = Gabão – Libreville = Inglaterra – Londres = Irlanda – Dublin = Nigéria – Lagos = Escócia = Edimburgo = República Tcheca – Praga
Quando for meio dia no Brasil, serão 4 horas da tarde nestes países.
+5
Àfrica do Sul – Pretória = Alemanha – Berlim = Angola – Luanda = Áustria – Viena = Bélgica – Bruxelas = Dinamarca – Copenhague = Espanha – Madri = França – Paris = Holanda – Amsterdã = Hungria – Bucareste = Israel – Jerusalém = Itália – Roma = Sérvia e Montenegro – Belgrado = Croácia – Zagreb = Bósnia Herzegovina – Saravejo = Jordânia – Amã = Líbia – Trípoli = Moçambique – Maputo = Namíbia – Windkoek = Noruega – Oslo = Polônia – Varsóvia = Portugal – Lisboa = Romênia – Bucareste = Suécia – Estocolmo = Suíça – Berna = Tunísia – Tunis = Vaticano – Cidade do Vaticano = Zimbabue – Harare
Então quando for meio dia no Brasil serão 5 horas da tarde nestes países.
+6
Arábia Saudita – Riade = Bulgária – Sófia = Egito – Cairo = Finlândia – Helsinque = Grécia – Atenas = Iraque – Bagdá = Kuaite – Cidade de Kuaite = Líbano – Beirute =Quênia – Nairóbi = Rússia – Moscou = Síria – Damasco = Turquia – Ancara = Ucrânia – Kiev = Uganda – Kampala
Então quando for meio dia no Brasil serão 6 horas da tarde nestes países.
+7
Emiratos Árabes – Abu Dhabi
Quando for meio dia no Brasil serão 7 horas da tarde nestes países.
+7,30
Irã – Teerã
Quando for meio dia no Brasil serão 7,30 horas da tarde neste país.
+8
Paquistão – Ilamabad
Quando for meio dia no Brasil serão 8 horas da noite neste país.
+8,30
Índia – Nova Delhi
Quando for meio dia no Brasil serão 8,30 horas da noite neste país.
+10
Cingapura – Cingapura = Tailândia – Bangkok = Vietnam – Hanoi = Indonésia – Jacata
Quando for meio dia no Brasil serão 10 horas da noite nestes países.
+11
Filipinas – Manila = Malásia – Kuala Lampur = Austrália – Canberra = Indonésia – Jacarta
Quando for meio dia no Brasil serão 11 horas da noite nestes países.
+11,30
Austrália – Canberra
Quando for meio dia no Brasil serão 11,30 hora da noite neste país.
+12
China – Pequim = Coréia do Sul – Seul = Japão – Tóquio = Timor Leste – Dilis= Indonésia – Jacarta
Quando for meio dia no Brasil será meia noite nestes países.
+ 15
Nova Zelândia – Wellington
Quando for meio dia no Brasil serão 3 horas da manhã do dia seguinte neste país.
0
Argentina – Buenos Aires = Suriname – Paramaribo = Uruguai – Montevidéo = Canadá – Ottawa
Quando for meio dia no Brasil será meio dia nestes países.
-1
Barbados – Bridgetown = Bolívia – La Paz = Chile – Santiago = Cuba – Havana = Guiana – erogetown = Paraguai – Assumpção = Porto Rico – San Juan = Trinidad e Tobago – Port-of-Spain = República Dominicana – São Domingos = Venezuela – Caracas = Estados Unidos – Washington = Canadá – Ottawa
Quando for meio dia no Brasil serão 11 horas da manhã nestes países.
– 2
Colômbia – Bogotá = Equador – Quito = Jamaica – Kingstown = Panamá – Panamá = Peru – Lima = Estados Unidos – Washington = Canadá – Ottawa
Quando for meio dia no Brasil serão 10 horas da manhã nestes países.
-3
El Salvador – São Salvador = Guatemala – Cidade de Guatemala = Haiti – Porto Príncipe = Honduras – Tegucicalpa = Nicaraguá – Managuá = Estados Unidos – Washington = México – Cidade do México = Canadá – Ottawa
Quando for meio dia no Brasil serão 9 horas da manhã nestes países.
-4
Costa Rica – San José = Estados Unidos – Washington = México – Cidade do México = Canadá – Ottawa
Quando for meio dia no Brasil serão 8 horas da manhã neste país.
Há muitos países que têm mais de um fuso horário, como Brasil, Austrália, Estados Unidos, Indonésia, México, Rússia e muitos outros.
Como calcular a hora de chegada de viagem em outro fuso horário
O processo é bastante simples. Basta encontrar a hora simultânea à hora de saída e somá-la ao tempo da viagem. HC = HS + TV.
Suponhamos que você está partindo do Brasil às 12 h. com destino a Paris cuja hora simultânea (a mesma hora) seja 17 h (5 horas da tarde) e que a viagem vai dura 10 horas.
Basta somar 5 (hora simultânea) com 10 (tempo de viagem) e teremos 15. Você chegará em Paris às 3 horas da tarde de Paris.
O problema é como saber a hora simultânea. Para isto basta saber a hora no local da partida e no local da chegada (fusos horários à mais ou a menos), e diminuir uma da outra. HS=HLP-HLC
Suponhamos que você esteja partindo às 12 horas para Paris, que tem 5 fusos horários a mais, onde são 17 h.
Basta diminuir 12 (hora no Brasil) de 17 (hora na França) e teremos 5. A hora simultânea é 5.
Exemplo
Um avião parte do Rio (43⁰ O) com destino a Paris (2⁰ E). Sabendo-se que a hora da partida foi às 8 horas e que a viagem levará 10 horas, qual a hora da chegada da aeronave na capital francesa?
Hora no local da partida = 8 horas.
Hora no local de destino no momento da partida = 3 horas da manhã (há uma diferença de 5 fusos horários a menos entre Paris e Rio). Esta é a hora simultânea.
Somando-se a hora simultânea (3,00 h) ao tempo de viagem que é de 10 horas teríamos 13,00 h, que é a hora de chegada em Paris.
Também podemos usar as longitudes para calcular a hora simultânea.
A longitude de Paris é 2⁰ L e a do Rio é de 43⁰ O, o que dá uma diferença de 45 graus ou 5 horas.
