
Antiguidade é o longo período, o mais longo da História, que vai desde o ano 4000 a.C., marcado pela invenção da Escrita, até o ano 476 da nossa era, marcado pela queda do Império Romano do Ocidente.
Anterior a este período, como também, anterior à escrita, conhecemos a história da humanidade por estudos arqueológicos e de fósseis, pois sem escrita não há história, temos o período chamado pré-história.
Abaixo, temos um gráfico com a divisão da história da humanidade, no qual vemos esta distinção em Pré-história e História.
A História é dividida em Idade Antiga – Idade Média – Idade Moderna e Idade Comtemporânea.

Na Idade Antiga ou Antiguidade podemos conhecer os fatos que marcaram o surgimento do Homem e a formação das primeiras civilizações.
Vai aqui um apêndice sobre a palavra civilização. Neste caso não queremos dizer que um povo é melhor, ou mais civilizado que outros, está se mostrando como um determinado povo evoluiu e fez a sua história.
Cronologicamente, é difícil determinar quais foram as primeiras civilizações a se formarem, pois elas aconteceram quase simultaneamente, mas podemos nos basear em algumas características para nomeá-las. Assim é que, baseados em eventos históricos, podemos dizer que a História começou na África, Ásia e Europa, onde surgiram as primeiras cidades desenvolvidas, as organizações políticas e o desenvolvimento econômico e dividir este período em Antiguidade Oriental e Antiguidade Ocidental, ou Clássica.

Antiguidade Oriental
Tudo começou no Oriente, na velha Mãe África, onde surgiram os primeiros Homens, que de lá se espalharam pelo mundo afora.
Também, foi no Oriente, que surgiu o desenvolvimento dos povos, começando no Oriente Médio, no norte da África, na Ásia Central, no Mediterrâneo e no Extremo Oriente.

As primeiras civilizações surgiram na Mesopotâmia, uma região no Oriente Médio, entre os rios Tigre e Eufrates. Ali se desenvolveram os Sumérios, Acádios, Babilônios, Hititas, Assírios, Caldeus e Hebreus.
Concomitantemente se desenvolveu a civilização egípcia, no Norte da África, enquanto na região do Mediterrâneo, na costa da Ásia e da África se desenvolviam as civilizações da Anatólia, Minoica, Micênica, Fenícia e Cartaginesa.
Em seguida temos as civilizações da Ásia Central, compreendendo as civilizações dos Lídios, Medos, Persas e Hindus e as da China e Japão, no Extremo Oriente.
Antiguidade Ocidental
Foi no Mar Mediterrâneo, na costa da Europa, que se desenvolveram as civilizações ocidentais dos Macedônios, Gregos e Romanos.

A Idade Antiga termina no ano de 476, com o fato histórico da queda do Império Romano do Ocidente, quando começa a Idade Média.
